O termo currículo é encontrado em
registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino
e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus
primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e
método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração
escolar. Abordaremos então os três pilares do Currículo: Oculto, Prescrito e
Real.
Como essas determinações formais do currículo
vão se manifestar na escola? A sua concretização, no espaço dinâmico que é o da
escola, vai produzir, simultaneamente, diferentes formas de expressão do
currículo. Ao lado do currículo formal, determinado legalmente e colocado nas
diretrizes curriculares, nas propostas pedagógicas e nos planos de trabalho, há
um currículo em ação, considerado o currículo real, que é aquilo que de fato
acontece na escola, e o currículo oculto, que é aquilo que não está formalmente
explicitado, mas que perpassa, o tempo todo, as atividades escolares.
O currículo
prescrito é entendido como o conjunto de prescrições oriundas
das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional quanto nas
secretarias e na própria escola e indicado nos documentos oficiais, nas
propostas pedagógicas e nos regimentos escolares.
O currículo
real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação
que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de
enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre
professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por
professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das
experiências pessoais de cada um.
O currículo
oculto é aquele que escapa das prescrições, sejam elas originárias do
currículo formal ou do real. Diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao
controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que
têm uma força formadora muito intensa.
São as relações de poder entre grupos
diferenciados dentro da escola que produzem aceitação ou rejeição de certos
comportamentos, em prejuízo de outros, são os comportamentos de discriminação
dissimulada das diferenças e, até mesmo, a existência de uma profecia auto-realizadora
dos professores que classifica, de antemão, certos alunos como bons e
outros como maus.
O currículo oculto também vai se manifestar,entre outras
formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo
de organização das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas
condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da
escola.
O currículo formal é entendido como o conjunto de
prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito
nacional quanto nas secretarias e na própria escola e indicado nos documentos
oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares.
Que
objetivos educacionais deve a escola procurar atingir?
Como
organizar eficientemente essas experiências educacionais?
Como podemos
ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados?
A informação me ajudou muito obrigada por está postando conteúdos enriquecedor
ResponderExcluirObrigado pela orientação
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